As Consoantes Hebraicas



1 - Aleph








A letra Aleph é o "pai" do Aleph-Bet, cuja pictografia original representa um boi, força e líder. Seu valor numérico é um (e também 1000) e é uma letra silenciosa. Aleph, portanto, é preeminente em sua ordem e alude aos mistérios inefáveis ​​da unicidade de Deus. De fato, a palavra aluph (derivada do próprio nome desta letra) significa "Mestre" ou "Senhor".

No alfabeto hebraico clássico (ketav Ashurit) usado para escrever os rolos da Torá, Aleph é construída com dois Yods (um para o canto superior direito e outro no canto inferior esquerdo), que são unidas por uma Vav diagonal. Ketav Ashurit foi a escrita que Jesus teria lido (ketav Ivri foi uma escrita antigo, semelhante ao antigo fenício, mas não foi a escrita usada quando Moisés recebeu a Torah do SENHOR no Sinai. Ketav Ivri também é às vezes chamado de Escrita do Templo porque amostras dele são existentes datado do tempo do Templo de Salomão).

Do fenício / Ketav Ivri, a letra Aleph transformou-se na letra Alpha Grega, da qual veio A do Latim:

 Imagem



1. Mistérios de Aleph
Na literatura cabalística, o Yod superior (significando um braço) representa o aspecto oculto (e infinito) de YHWH chamado ein sof (אֵין סוֹף, lit. "Sem fim"), enquanto o Yod inferior representa a revelação de YHWH para a humanidade. O Vav, cujo significado é "gancho", mostra conexidade entre os dois reinos. Vav também é pensado para representar a humanidade, desde Adão foi criado no sexto dia. Vav é diagonal, uma vez que é humilhado diante do mistério de Deus e Sua revelação. Os dois Yods também indicam o paradoxo da experiência de Deus tanto como escondida e perto, longe e próximo.

2. A Gematria das Partes de Aleph
A gematria básica para Aleph é um, indicando o único Deus, que é o mestre do universo. Note-se, contudo, que a guematria para as partes da letra Aleph somam 26 (Yod + Yod + Vav). Este é o mesmo número que o sagrado Nome YHWH, indicando também uma ligação entre o Aleph e o próprio Deus. Isso também é demonstrado em Êxodo 3:14-15, onde o Senhor revela o Nome Dele a Moisés como ehyeh asher ehyeh (אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה), "EU SOU O QUE EU SOU".

 Imagem

Há um Midrash (fábula), que pergunta por que Aleph não foi escolhida para ser a primeira letra da Torá. Na história, todas as letras vêm perante o SENHOR dar razões por que eles deveriam ser a primeira letra - todas, isto é, exceto para a letra Aleph. Quando o SENHOR perguntou por que, Aleph explicou que desde que ele ficou em silêncio, ele não tinha nada a dizer. Mas o SENHOR honrou a humildade de Aleph e declarou que ele fosse a primeira de todas as letras -- e para ser honrado como a letra da primeira palavra dos Dez Mandamentos:

אָנכִי יְהוָה אֱלהֶיךָ

3. No começo -- Aleph-Tav
Em Or Torah, o rabino Dov Ber, o Maggid de Mezritch, explicou as primeiras palavras da Torá: Bereshit Bara Elohim Et - "No começo Deus criou et" (Gen 1:1). Note-se que et é uma palavra intraduzível usado para indicar que "um definido objeto direto é o próximo" (portanto, alí precisa estar um et antes dos céus e da terra). Mas Dov Ber aponta que et é escrito - Aleph-Tav, uma abreviação para o Aleph-Bet. Aleph é a primeira letra do alfabeto hebraico e Tav a última, então, raciocinou, no começo, Deus criou o Aleph-Bet. Uma vez que Deus fez isso antes de criar os céus e a terra, as letras são consideradas os "blocos de construção" primordial de toda a criação.

4. Aleph e os Nomes Divinos
Há um número de Nomes divinos que começam com a letra Aleph, incluindo os seguintes:

  • - El
  • - Elohim
  • - Eloha
  • - ehyeh asher ehyeh
  • - Adonai
  • - Adon Olam
  • - Adir
5. Aleph é uma imagem do Deus-Homem
Como Um que é composto tanto da esfera superior dos céus e do reino inferior da terra, ligados pela humildade do corpo, Aleph é uma imagem da unidade Deus-Homem que é Yeshua HaMashiach, "Que, sendo em forma de Deus ... tomou sobre si a forma de um servo ... como um homem ... "(Filipenses 2:6-11).

Além disso, em Apocalipse 22:13 Jesus se refere a Si mesmo como o Aleph e o Tav, o Primeiro e o Último, e desse modo nos disse diretamente que o Alfabeto Hebraico iria fornecer revelação sobre Ele:

6. Aleph é uma imagem da Intercessão do Messias
De um ponto de vista Messiânico, Aleph representa Yeshua o Mashiach como nosso intercessor e o Kohen Gadol. Os dois Yods representam os braços estendidos ou mãos alcançando tanto à humanidade e a Deus. O Vav diagonal representa o sacrifício de Yeshua em nosso favor. E uma vez que Yeshua é o Aleph e o Tav, a letra representa a Sua divindade, Sua humildade em silêncio enquanto Ele não abriu a boca quando foi acusado injustamente, e assim por diante.

7. Aleph é uma imagem de Unicidade na Unidade
Aleph é também uma imagem de três-em-um, ou hashilush hakadosh. Assim como existem três partes para Aleph, mas Aleph é Um (echad), de forma que há três Pessoas para a divindade, contudo Deus é absolutamente Um. A gematria da palavra Aleph (אָלֶף) é 111 (Aleph = 1, Lamed = 30, e Pey = 80).

 Imagem

8. Aleph é Escatológico
Yeshua é chamado de Aleph e o Tav, e a própria letra Aleph tem conotações da acharit hayamim, ou "fim dos dias" falados na profecia. A idéia de que há 6.000 anos da Olam Hazeh (a idade atual, antes da chegada do Messias para estabelecer o Seu reino) vem do fato de que existem 6 alephs no primeiro versículo do Tanakh, e cada um representa 1.000.

 Imagem

9. Aleph e Nomes de Deus
O primeiro nome de Deus revelado no Tanakh é (elohim), que começa com a letra Aleph. Elohim também é a terceira palavra nas Escrituras. Outros nomes que começam com Aleph incluem El, Eloha, Elah, Adonai, Av, Avinu, Avir, Abba, etc

 Imagem

10. Aleph e Metáforas de Deus
Em três lugares na Escritura o SENHOR é metaforicamente identificado com outra coisa. Em cada caso, a metáfora começa com um Aleph:

Fogo אֵשׁ - Hebreus 12:29, Deuteronômio 4:24
Luz אוֹר  - João 1:5 (1ª carta); Isaías 10:17;
Amor אַהֲבָה - João 4:16 (1ª carta)

11. Curiosidades textuais
Um Aleph subdimensionado aparece em Levítico 1:1 (Vayikra):

 Imagem

Os sábios raciocinaram que a humildade (anavah) de Moisés era tal que ele esperou pelo SENHOR chamá-lo para o Ohel Moed (Tenda do Encontro), apesar do fato de que Deus já havia lhe concedido acesso total à sua presença. O Livro de Levítico começa com vayikra ("e chamou") -- escrito com um Aleph subdimensionado -- como um símbolo de escriba da humildade de Moisés.

De acordo com os sábios, Moisés queria a palavra vayikra a ser escrita sem o Aleph, como "vayikar" ("e Ele apareceu de repente", a mesma palavra usada para descrever como o SENHOR "apareceu de repente" Balaão em Números 23:04). Em sua humildade, Moisés não queria usar uma palavra que implicou que o SENHOR chamou-o regularmente. No entanto, Deus o rejeitou e insistiu que o Aleph fosse incluído, mas permitiu a Moisés que usar uma versão subdimensionada, como um símbolo de sua modéstia diante dos outros.

12. Aleph Pictograma
O pictograma para Aleph é o boi ou touro, representando a força:

 Imagem

Note que mesmo que o pictograma possa representar a base para ketav Ivri, ele pode ter conotações pagãs (por exemplo, o "touro" deus) derivadas da antiga cultura Cananéia.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Introdução ao Alfabeto Hebraico